segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

BOLETIM 1 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Nota do Brasil
Rio de Janeiro (RJ) – O jornalista argentino Ignacio Otero, do canal de TV Todo Noticias, denunciou agressão sofrida em 2 de janeiro por ele e pelo cinegrafista Marcelo Funes e o assistente Martín Magaldi por quatro pessoas que acompanhavam Ricardo Echegaray, diretor da Administração Federal de Ingressos Públicos (Afip ) - a Receita Federal argentina. A reportagem, de acordo com o grupo, mostraria que, em meio à crise econômica do país, Echegaray viajou ao Brasil em avião na primeira classe e se hospedou em um hotel de luxo em Copacabana com diária estimada em cerca de US$ 1 mil no período do reveillon. O incidente ocorreu no aeroporto do Galeão, pouco antes do embarque.

Pelo mundo
Áustria - O Instituto Internacional da Imprensa (IPI) revelou que 117 jornalistas morreram no exercício da profissão em 2013. O dado inclui o assassinato de seis brasileiros. O número representa uma queda em relação ao recorde de 132 profissionais mortos em 2012. O Oriente Médio e a África do Norte continuam sendo as regiões mais perigosas para os profissionais, com 38 óbitos.
Paquistão - A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) repudiou a morte de Shan Odhor, primeiro jornalista assassinado em 2014. A entidade solicitou ao governo que apure os fatos. O repórter, do canal de notícias Aaab Tak News, foi baleado por assaltantes não identificados quando voltava para casa na cidade de Larkana, na noite de Ano Novo.
Guatemala - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou a ordem judicial emitida por uma juíza que proíbe que o editor Rubén Zamora, do jornal El Periódico, de se aproximar da vice-presidente Ingrid Roxana Baldetti.  Nos últimos meses, Zamora publicou diversas críticas sobre supostas irregularidades no serviço público, que envolvem a vice-presidente.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog