domingo, 8 de dezembro de 2013

BOLETIM 50 ANOVIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Porto Alegre (RS) - O jornalista Lasier Martins foi multado em R$ 10 mil pela Justiça Eleitoral do RS por propaganda eleitoral antecipada, juntamente com a emissora e o PDT que devem pagar R$ 5 mil cada. O caso aconteceu em 7 de outubro, no programa Jornal do Almoço, em que o jornalista comunicou seu desligamento da empresa para anunciar sua candidatura ao cargo de senador. A desembargadora federal Maria Labarrère entendeu que, ao anunciar sua retirada da carreira de jornalista, mencionando o cargo e identificando a legenda pela qual irá concorrer, Martins conscientemente se beneficiou do espaço televisivo que dispunha.
Vitória (ES) - O ex-policial civil Romualdo Faria, o Japonês, foi condenado a 15 anos e cinco meses de reclusão pelo Tribunal Popular do Júri pela contratação dos executores do assassinato da colunista social Maria Nilce Magalhães, então proprietária do Jornal da Cidade.  Em1989, nas proximidades de uma academia na Praia do Canto, Maria Nilce foi assassinada aos 48 anos de idade. O empresário José Alayr Andreatta foi apontado como mandante. Ele teria contratado Japonês, que, por sua vez, teria subcontratado os pistoleiros José Sasso e Cezar Narciso. Todos já foram julgados e condenados.
Niterói (RJ) - O cinegrafista Elcir Trivela, do SBT Rio, foi agredido com um soco no rosto pelo pai de um réu ao chegar ao tribunal e questioná-lo sobre a expectativa em relação ao resultado do julgamento. A confusão aconteceu em 6 de dezembro antes do início do júri popular do policial Daniel Lopez, acusado de assassinar a juíza Patrícia Acioli, em agosto de 2011.

Pelo mundo
Índia - Um jornalista identificado apenas como Reddy foi morto a facadas por guerrilheiros em 6 de dezembro em um mercado movimentado na região de Bastar. O repórter, que morreu a caminho do hospital, fazia cobertura da zona de conflito entre maoístas e forças de segurança locais e já havia sofrido ameaça ambas as partes.
Ucrânia - A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) repudiaram os ataques das forças de segurança a jornalistas que cobrem os protestos na capital Kiev. Os protestos começaram após o presidente Viktor Yanukovich se recusar a assinar um acordo que estreitaria relações com a União Europeia. Mais de 50 jornalistas foram feridos nos confrontos entre a polícia e ativistas ao longo do fim de semana
Panamá - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançou, durante a 5ª Sessão da Conferência de Estados - Parte da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção realizada na Cidade do Panamá, uma ferramenta para auxiliar jornalistas investigativos que cobrem ou se interessam em trabalhar com temas relacionados à corrupção. A “Informando sobre corrupção: uma ferramenta para governos e jornalistas” abrange, em oito capítulos, aspectos que incluem a proteção ao anonimato das fontes, o direito de acesso à informação e medidas autorregulatórias. A base da ferramenta é o artigo 13 da Convenção da ONU contra Corrupção, que promove respeito e proteção à liberdade de disseminar informações e discursos abertos, com o entendimento de que os esforços de combate à corrupção florescem melhor com a ajuda de uma cidadania informada.
Filipinas - O jornalista jordaniano Bakr Atyani, da rede de TV Al-Arabiya, foi libertado de seu cativeiro. Atyani havia sido capturado pelo grupo islamita Abu Sayaf, em 12 de junho de 2012, na ilha filipina de Jolo. O jornalista está recebendo cuidados médicos em um hospital, devido aos problemas de saúde surgidos durante o longo cativeiro.
China - O jornalista britânico Robert Hutton, da agência Bloomberg, foi proibido de participar de uma conferência de imprensa com David Cameron e o premier chinês, Li Keqiang. O evento ocorreu em Pequim em 2 de dezembro. O trabalho da agência foi bloqueado no país após abordar assuntos que envolviam as famílias de altos dirigentes, incluindo parentes do presidente Xi Jinping.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog