segunda-feira, 19 de agosto de 2013

BOLETIM 34 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO


Notas do Brasil
Rio de Janeiro (RJ) I - O Sindicato carioca dos Jornalistas Profissionais emitiu comunicado em que informa que a situação está cada vez mais grave para os profissionais que “cobrem, ou melhor, que tentam cobrir as manifestações de rua, no Rio de Janeiro”. De acordo com a entidade, um pequeno grupo de manifestantes, “no melhor estilo de milícias fascistas”, passou a intimidar rotineiramente as equipes de jornalismo. Nos protestos de 12 de agosto, em frente ao Palácio Guanabara, várias equipes foram acuadas e impedidas de trabalhar. “A sociedade, de um modo geral, deve estar atenta a esse perigoso caminho que está sendo trilhado por grupelhos fascistas. É preciso que outras vozes se levantem contra tamanho absurdo, antes que algo ainda mais grave aconteça”, finaliza a nota.
Ipatinga (MG) - As investigações dos assassinatos do repórter Rodrigo Neto e o do fotógrafo Walgney de Assis Carvalho, ocorridos no primeiro semestre, levaram ao indiciamento de 16 pessoas envolvidas com um grupo de extermínio que agia na região. Eles são acusados de participar de 14 assassinatos ocorridos de 2007 até este ano. Neto denunciava a ação do grupo de extermínio na região e foi assassinado em março. Carvalho foi morto em maio e teria sido vítima de uma queima de arquivo, porque declarava saber quem havia matado o colega de redação.
Rio de Janeiro (RJ) II - O jornalista norte-americano Glenn Greenwald, colunista do jornal britânico The Guardian, afirmou em 19 de agosto que a detenção de seu companheiro, ocorrida no aeroporto de Londres, foi uma tentativa de intimidação contra seu trabalho, mas que vai responder com novas denúncias. O companheiro brasileiro do jornalista, David Miranda, foi interrogado por nove horas no aeroporto de Heathrow por autoridades britânicas, em 18 de agosto, antes de ser liberado sem acusações. Greenwald, que mora no Rio de Janeiro, entrevistou recentemente Edward Snowden, ex-prestador de serviço de uma agência de espionagem dos EUA e procurado pelas autoridades norte-americanas por ter vazado dados confidenciais. Ele utilizou entre 15 e 20 mil documentos repassados por Snowden para revelar detalhes sobre os métodos de vigilância da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA. Autoridades britânicas se valeram de lei antiterrorismo, que confere a agentes da imigração o direito de interrogar alguém “para determinar se aquele indivíduo está envolvido na ordem, preparação ou execução de atos de terrorismo”, para deter o brasileiro, que já desembarcou no Rio de Janeiro.
Belo Horizonte (MG) – O fotógrafo Gladyston Rodrigues, do jornal Estado de Minas, disse ter sido agredido em 15 de agosto por seguranças de Sasha, filha da apresentadora Xuxa Meneghel, durante a cobertura de um torneio de vôlei, em Belo Horizonte (MG). A jovem é atleta do Flamengo. Rodrigues acionou a Polícia Militar (PM) e registrou boletim de ocorrência contra os agressores. À polícia, o fotógrafo contou que trabalhava, portando o crachá do jornal, quando foi intimidado por alguns homens, alegando que ele não poderia registrar imagens de Sasha. Embora não tenha apagado as fotos, Rodrigues afirma que a lente de seu equipamento pode ter sido danificada durante a agressão.
Iranduba (AM) – O fotógrafo Ricardo Oliveira, do jornal Amazonas em Tempo, foi mantido refém por cerca de 40 minutos, na tarde de 13 de agosto, durante uma invasão de índios e não-índios no km4, da rodovia AM-070, a 27 km de Manaus. O profissional disse que os invasores o ameaçaram com flechas e lanças quando a equipe de reportagem do jornal tentou ouvir os relatos dos ocupantes e registrar o protesto.
São Paulo (SP) - A 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça negou pedido de indenização por danos morais e direito de resposta do proprietário de um estabelecimento comercial contra a Gazeta de Limeira. Segundo a sentença, o jornal não passou os limites do dever de informar e não ofendeu a honra ou imagem do autor. O periódico publicou reportagem intitulada “Moradores denunciam prostituição no Campo Belo” e o comerciante disse que o texto insinuou que a prática de prostituição era feita em seu bar.
Rio de Janeiro (RJ) III - O jornalista e comentarista Renato Maurício Prado, do canal Fox Sports, entrou com processo na 32ª Vara Cível contra o jogador de futebol Felipe Melo, atualmente no Galatasaray, da Turquia, pedindo indenização por danos morais. O volante usou sua conta no Facebook para desabafar contra Prado em junho e o chamou de “idiota”, “babaca” e “corno”.

Pelo mundo
Egito - A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) condenou em 15 de agosto a morte de jornalistas e pediu às autoridades e aos manifestantes que respeitem o trabalho dos profissionais de informação. O cinegrafista Mick Deane, do canal britânico Sky News, morreu depois de ser ferido por um tiro enquanto cobria os confrontos no Cairo e a jornalista Habiba Ahmed Abelaziz também foi morta por um disparo na praça Rabea  al Adauiya, o principal refúgio dos seguidores do presidente deposto Mohamed  Morsi. Além deles, um repórter e um fotógrafo egípcios, foram mortos no confronto entre agentes e manifestantes. Um fotógrafo da Reuters também foi baleado no pé enquanto cobria a ação violenta dos policiais e um correspondente da rede Al-Jazeera foi preso e segue desaparecido. A ONG afirmou também que o estado de emergência decretado em todo o país durante um mês vai tornar “mais difícil” para a cobertura da atualidade. Em 14 de agosto, o fotógrafo Asmaa Waguih, da Agência Reuters, foi atingido no pé por um tiro durante a cobertura de uma operação das forças de segurança. O repórter-fotográfico brasileiro Joel Silva, da Folha de S.Paulo, foi atingido de raspão na cabeça por um disparo enquanto fazia imagens dos protestos em 16 de agosto.
EUA - O jornal The Washington Post comunicou que sofreu um ataque do grupo de hackers ativistas Syrian Electronic Army (Exército Eletrônico Sírio) e artigos no site do periódico passaram a encaminhar visitantes para páginas mantidas pelos hackers. O ataque teria sido feito por meio de um parceiro do jornal, e também pela obtenção da senha de um jornalista. O grupo é o mesmo que atacou os perfis no Twitter de outros veículos, como os britânicos The Guardian e BBC. Os hackers apoiam o regime de Bashar al-Assad, ditador sírio que enfrenta uma guerra civil no país.
Rússia - O apresentador e editor-chefe Anton Krasovsky, da KontrTV, foi demitido depois de revelar ao vivo sua homossexualidade. O profissional relatou ter perdido o emprego na mesma noite em que fez a revelação. “Eu sou gay, e sou uma pessoa como você, meu querido público, como o presidente Putin, como o primeiro-ministro Medvedev e como os deputados da nossa Duma”, disparou Krasovsky. O vídeo foi retirado do site da TV e do YouTube. Na Rússia, a questão da homossexualidade é um tema delicado no momento.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog