domingo, 4 de agosto de 2013

BOLETIM 32 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Dourados (MT) – A repórter Thalyta Andrade, do Diário MS, foi impedida de trabalhar na tarde de 30 de julho por manifestantes que ocupam a Câmara Municipal desde o início do mês. Após cobrir uma reunião entre vereadores e representantes do Movimento Popular pelo Passe Livre (MPPL), a jornalista teve folhaS de seu bloco de anotações arrancadas à força por uma jovem a quem havia entrevistado minutos antes. A repórter informou que antes da agressão, quando ainda estava dentro da Câmara, ouviu integrantes do MPPL se referirem ao Diário MS como mentiroso. Ela explicou que a hostilidade teve início a partir de uma matéria assinada sob o título “Ocupação da Câmara vira ‘Big Brother’”, publicada em 18 de julho.
Cuiabá (MT) - Evair Peres, apontado como responsável pelo assassinato do jornalista Auro Ida, em 2011, foi condenado pelo Tribunal do Júri em 1º. de agosto a 15 anos e seis meses de prisão em regime fechado. Além do réu, que negou a autoria do crime, três testemunhas de defesa foram ouvidas. No entanto, o Ministério Público Estadual (MPE) entendeu que o depoimento de uma delas contribuiu para comprovar que o acusado teria cometido o assassinato, duplamente qualificado.
Palmas (TO) - A Rede Globo foi condenada a reparar um suposto dano causado à Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins pelo que seria o uso indevido de imagem ao veicular uma reportagem em que associa a cachoeira da Fumaça à prática de rafting esportivo. A prática do esporte é incompatível com os objetivos das estações ecológicas. A Justiça Federal ainda condenou a empresa Quatro Elementos Turismo pela reportagem, exibida no programa “Esporte Espetacular”, em abril de 2010.

Pelo mundo
Síria - A correspondente Rua al-Ali, da rede de notícias iraniana em língua árabe Al-Alam, foi ferida por tiros enquanto cobria um conflito armado no centro da cidade de Homs. A jornalista foi atingida na coxa e levada imediatamente para um hospital para uma cirurgia de emergência.
Egito - Três pessoas, incluindo um jornalista, morreram, e cerca de trinta ficaram feridas em confrontos ocorridos em 28 de julho entre partidários e opositores do presidente Mohamed Mursi na cidade de Porto Said. O profissional morto no conflito trabalhava para um portal do governo do Egito. Ele faleceu horas depois dos tumultos devido à gravidade de seus ferimentos.
Venezuela I – O editor Leocenis García, do grupo 6to Poder, foi preso em 30 de julho pela a Direção de Inteligência Militar. O Ministério Público acusa o jornalista de não conseguir justificar o dinheiro em suas contas e nas de sua empresa, tanto na Venezuela, quanto no exterior. O grupo tem sido um forte opositor do governo.
Israel - A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) lançou uma campanha para que a ONU pressione o governo de Israel a tratar repórteres palestinos conforme as leis internacionais sobre liberdade de imprensa e de circulação dos jornalistas e do seu direito de informar. O primeiro passo é uma petição em quatro idiomas, aprovada por sindicatos e federações de jornalistas no 28º Congresso Internacional dos Jornalistas, realizado em Dublin, em junho. A intenção é garantir que as autoridades israelenses reconheçam a carteira da FIJ como credencial oficial a todos os jornalistas, independente de sua nacionalidade.
Venezuela II - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) publicou nota destacando sua “preocupação” com “abruptas medidas econômicas contra jornalistas e empresas jornalísticas” determinadas pela Justiça e pelo Ministério Público na Venezuela. Segundo a entidade, as medidas são parte de uma campanha de hostilidades do governo Nicolás Maduro contra os meios de comunicação. A SIP pediu “maior transparência” nos processos judiciais que envolvem empresas e profissionais. O comunicado foi motivado por dois casos. O primeiro afeta Miguel Henrique Otero, editor do jornal El Nacional, um dos maiores veículos de oposição do país. O Ministério Público pediu o congelamento das contas e propriedades de Otero, em ação divulgada, via Twitter, pela procuradora-geral Luisa Estela Díaz. Segundo ela, o bloqueio faz parte de uma investigação sobre enriquecimento ilícito contra Alfredo Pena, ex-prefeito de Caracas. Pena, que processa Otero, afirma que o jornalista lhe deve US$ 3,5 milhões. O Ministério Público ordenou, em julho, o bloqueio das contas do jornalista Leocenis García, presidente do Grupo 6to Poder, do qual fazem parte o semanário 6to Poder e outros veículos. A medida é parte de uma acusação contra ele por lavagem de dinheiro, evasão fiscal e financiamento do terrorismo. Contas bancárias do grupo também foram congeladas.
Argentina – O ex-jogador Diego Maradona foi acusado de agredir com chutes o fotografo Enrique García, da revista Gente, em frente à casa de seu pai, em Buenos Aires em 29 de julho.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog