domingo, 16 de junho de 2013

BOLETIM 25 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO

Notas do Brasil

Nova Iguaçu (RJ) - O jornalista José Roberto Ornelas de Lemos, diretor do jornal Hora H, foi executado com 44 tiros quando tomava cerveja numa padaria, no bairro do Corumbá na noite de 11 de junho. De acordo com testemunhas, quatro homens chegaram num automóvel e iniciaram os disparos. O crime pode ter sido motivado pela linha editorial da publicação que, de perfil popular, faz denúncias de crimes contra policiais e bandidos, além de supostos casos de corrupção em órgãos públicos da Baixada Fluminense.

Porto Alegre (RS) – O Grupo RBS registrou ocorrência policial em razão do ataque sofrido por um veículo de sua propriedade que, na noite do dia 13 de junho, levava funcionários ao aeroporto. Ao transitar pela Avenida João Pessoa, ao lado do Parque Farroupilha, um grupo de manifestantes contra o aumento nas passagens do transporte coletivo sacudiram, picharam, chutaram e quebraram o vidro traseiro do veículo com um pedaço de ferro. Um grupo de seis pessoas, algumas mascaradas e carregando paus, pedras e pedaços de sinalizadores de trânsito, chegou a ensaiar mais hostilidades, mas uma jovem, também integrante do protesto, interveio e os fez parar. O automóvel ficou retido por alguns minutos até poder deixar o local.

São Paulo (SP) I - O quarto protesto realizado pelo Movimento Passe Livre contra o aumento das passagens do transporte público foi o mais violento - na ação contra os manifestantes e jornalistas - e o que deixou o maior número de profissionais de imprensa feridos, presos e agredidos. Mais de uma dezena de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas foram atingidos por manifestantes e policiais, sendo que Giuliana Vallone, da TV Folha, e seu colega Fábio Braga resultaram feridos no rosto por balas de borracha disparadas pela Tropa de Choque da Polícia Militar. Diversas entidades manifestaram seu protesto pelas agressões sofridas pelos jornalistas.

São Paulo (SP) II – A rede Bandeirantes conseguiu diminuir para R$ 1 milhão o valor da indenização a ser paga à apresentadora Xuxa Meneghel. Anteriormente, a emissora tinha sofrido penhora de suas contas bancárias para pagar mais de R$ 2,4 milhões. A emissora foi condenada por ter veiculado fotos da apresentadora nua no programa "Atualíssima", em 2008. Xuxa apresentou um contrato que assinou há 20 anos, época que posou para a revista masculina, que restringe a veiculação das imagens para apenas uma única edição da revista, com tiragem limitada e destinada ao público maior de 18 anos. O processo ainda não foi totalmente concluído, pois a emissora ainda tem um recurso a ser julgado.

São Bernardo do Campo (SP) - O jornalista Daniel José de Lima, editor do site Capital Social, foi condenado a dois meses e 15 dias de prisão por injúria contra Milton Bigucci, presidente da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC). O juiz autorizou a conversão da pena em multa de cinco salários mínimos.

Pelo mundo
Equador - A Assembleia Nacional aprovou em 14 de junho, após quatro anos de debates, a nova Lei da Comunicação, que prevê a criação de órgãos de regulamentação da mídia e punições a jornalistas que publicarem textos considerados ofensivos. Também será criado o Conselho de Regulamentação da Comunicação, regido em sua maioria por representantes do setor público, e que terá o propósito de monitorar a mídia. O veículo que publicar conteúdo proibido será punido.

Turquia - Quatro canais de TV foram multados pelo Conselho Superior de Rádio e Televisão (RTÜK) por terem transmitido os protestos na praça Taksim, de Istambul. O RTÜK explicou que a penalização foi imposta às emissoras por “terem prejudicado o desenvolvimento físico, moral e mental de crianças e jovens” com imagens de choques entre manifestantes e policiais.

Inglaterra - O senador republicano Peter King pediu a prisão do jornalista Glen Greenwald, repórter do jornal The Guardian, que publicou as denúncias do ex-técnico da CIA, Edward Snowden. Snowden revelou que há anos o governo dos EUA viola redes de computadores.

China - A irmã do fotógrafo Du Bin, desaparecido após completar um documentário sobre abusos trabalhistas em um acampamento, disse em 13 de junho que autoridades de segurança do Estado detiveram o repórter. Du Bin já teria sido interrogado em 31 de maio. A prisão estaria relacionada a um trabalho expondo a tortura sofrida por presos em um campo de trabalho no nordeste da China.

Congo - Autoridades suspenderam por quatro meses os jornais L'Observateur, Talassa e Le Trottoir e por dois meses o semanário Le Glaive por terem veiculado críticas ao país. Segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) o governo congolês está adotando medidas legais para intimidar críticas da imprensa e restringir a liberdade de expressão no país.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog