domingo, 28 de abril de 2013

BOLETIM 18 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Panambi (RS) - O repórter investigativo Alex Manchini, do jornal A Notícia do Vale, foi agredido em 22 de abril por cinco homens, quatro da mesma família, devido à publicação de notícias que vinculavam os agressores a atos criminosos praticados na cidade. O jornalista foi encaminhado ao Pronto Socorro Médico, onde recebeu atendimento e foi posteriormente liberado. Segundo a vítima ele teria recebido uma série de chutes e socos que ocasionaram várias lesões no rosto, boca e tórax.

Capela (SE) - O jornalista Jozailto Lima foi agredido verbalmente em 22 de abril pelo ex-prefeito Manoel Messias, durante entrevista ao programa de Gilmar Carvalho, na Rede Ilha. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SE prestou solidariedade ao profissional e repudiou a atitude do ex-prefeito. Segundo o sindicato, a atitude do prefeito foi motivada por uma matéria publicada pelo semanário Cinform intitulada: “Prefeito bota mão em R$ 6 milhões irregularmente”.

Itacoatiara (AM) - O jornalista Rui Luiz de Sá Chaves, editor chefe do jornal Candiru, foi agredido em 20 de abril, quando fechava a redação. Ele registrou um boletim de ocorrência e realizou exame de corpo de delito. O jornalista levou um soco no olho direito e, ao cair no chão, recebeu chutes na costela. Ele foi hospitalizado devido aos hematomas e a um corte profundo na pálpebra direita. O homem que o agrediu disse que alguém tinha lhe mandado realizar o serviço.

Brasília (DF) - Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, promovido pelo Portal Imprensa, com apoio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), entre outras entidades. A iniciativa busca discutir a liberdade de imprensa como garantia à democracia do país. Neste ano, o evento será realizado em Brasília, em 7 de maio no auditório do Museu da Imprensa Nacional. O fórum contará com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, além de parlamentares e jornalistas.

Pelo mundo
Paraguai - A polícia ainda não tem pistas dos autores da execução do jornalista Carlos Manuel Artaza, ocorrido em 25 de abril, no norte do Paraguai, na fronteira seca com o Brasil. O jornalista trabalhava como assessor de imprensa para o governador de Amambay. Dois desconhecidos, tripulando uma motocicleta, abordaram o veículo onde estava o jornalista e dispararam à queima-roupa. Agentes procuraram sem sucesso na área algum circuito de câmeras que pudesse ter gravado o crime.

México I - No primeiro aniversário da morte da jornalista Regina Martínez, assassinada em sua casa em 28 de abril de 2012, organizações de jornalismo e de direitos humanos realizaram protesto na cidade de Xalapa, Veracruz, e na Cidade do México para exigir que as autoridades investiguem os assassinatos, desaparecimentos e agressões contra jornalistas e meios de comunicação.

México II - A Câmara de Deputados aprovou o parecer dos senadores para estabelecer como graves os crimes contra a imprensa e os meios de comunicação e modificar várias leis federais para permitir que o Ministério Público inicie as investigações em crimes de foro comum contra os membros da mídia.

Inglaterra I - O ex-sargento da polícia James Bowes foi detido após confessar a venda de informações para jornalistas do The Sun, veículo de Rupert Murdoch. O crime foi considerado inafiançável e o ex-militar será julgado em 9 de maio. Bowes diz ter repassado informações acerca de investigações para o tabloide entre 9 de abril e 20 de julho de 2010, enquanto trabalhava para a polícia de Sussex.

Inglaterra II - Já atingiram os US$ 500 milhões os custos totais da News Corp decorrentes do escândalo de grampos telefônicos envolvendo veículos de Murdoch. O caso começou a ser julgado em setembro de 2011, quando acionistas acusaram o presidente do conglomerado de comunicação de utilizar a empresa como seu “feudo pessoal”, cometendo irregularidades e praticando escutas clandestinas. Entre as reclamações de grampos, 149 das 167 já foram resolvidas.

Inglaterra III - Os maiores jornais britânicos se manifestaram em 25 de abril contra a criação de um órgão estatal para regular a mídia impressa no Reino Unido, “sugestão” do governo como consequência do inquérito Leveson, que investigou tabloides acusados de usar escutas telefônicas. Na contraproposta, os jornais falam na criação de uma entidade reguladora com poderes semelhantes, porém desvinculada do Estado e com mais voz para o setor. Para as empresas, o plano do governo pode colocar em risco a liberdade de expressão no país. Dos 11 jornais britânicos de expressão nacional, nove apoiam a contraproposta. Apenas o Guardian e o Independent, ficaram de fora.
...................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.
Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog