segunda-feira, 22 de abril de 2013

BOLETIM 17 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO

Notas do Brasil

Coronel Fabriciano (MG) - O fotógrafo Walgney Assis Carvalho, do jornal Vale do Aço, foi morto com três tiros à queima-roupa, por um homem encapuzado, dentro de um pesque-pague que costumava frequentar, no fim da noite de 14 de abril. O caso é semelhante ao do jornalista Rodrigo Neto, morto a tiros 37 dias antes em Ipatinga, também na região do Vale do Aço. Os dois trabalharam juntos no impresso e na Rádio Vanguarda, responsáveis pelas coberturas policiais. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou nota em defesa de mais segurança à categoria. No texto, a entidade exige dos “governos federal e estadual de Minas, do Congresso Nacional e do Judiciário rápidas e eficientes medidas para que a política do terror e do medo não sobrepujem a esperança de um futuro melhor para o Brasil”.

Campos de Goytacazes (RJ) - O jornalista Luiz Gonzaga Neto, da Inter TV, afiliada da Rede Globo, foi demitido após reportagem que mostrou que a prefeitura adquiriu de uma empresa privada por licitação materiais didáticos que são oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A Associação de Imprensa Campista (AIC) repudiou com veemência a demissão do profissional. Segundo a entidade, antes mesmo de a matéria ter ido para o ar, houve reunião entre representantes da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos e a direção da Inter TV, onde a pauta foi discutida, sem a presença do jornalista.

França - O filme “Histórias de Arcanjo — Um Documentário sobre Tim Lopes”, de Guilherme Azevedo, foi exibido pela primeira vez na 15ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, em 19 de abril. A obra apresenta a trajetória pessoal e profissional de Tim Lopes, que se chamava Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento. O roteiro é assinado por Bruno Quintella, filho do jornalista que foi torturado e assassinado por traficantes da favela Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio, em 2002.

Pelo mundo

México - A sede do diário Mural, em Zapopan, no estado de Jalisco, foi atacada com dois artefatos explosivos na madrugada de 17 de abril. Não houve feridos, apenas danos na entrada principal da empresa. O ataque ocorreu horas depois de a revista Proceso, principal semanário político do país, ter denunciado ameaças contra um de seus repórteres.

Equador - O jornalista Fausto Guido Valdiviezo Moscoso foi morto a tiros na cidade de Guayaquil (costa do país) na noite de 11 de abril. Fausto estava em seu carro quando, segundo testemunhas, um grupo de homens encapuzados disparou contra ele. O jornalista chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu, de acordo com o Comercio. Na noite anterior ao crime, o jornalista já teria sofrido uma tentativa de ataque, mas o caso não chegou ao conhecimento da polícia.
...................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog