terça-feira, 8 de janeiro de 2013

BOLETIM 2 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Manchetes: PT faz novas críticas à imprensa. Carta Capital rebate acusações do MP mineiro. Jornalista americano está desaparecido na Síria. Site de jornal francês é invadido por hackers.

Notas do Brasil
Brasília (DF) – O Partido dos Trabalhadores (PT), ao conclamar seus filiados a participarem do próximo congresso partidário, em fevereiro, mais uma vez criticou o desempenho de setores da imprensa. Na carta de convocação, a direção da legenda ressalta que parte da mídia virou a verdadeira oposição no Brasil. Ao entregar a documentação necessária para assumir o cargo de deputado federal, em 2 de janeiro, o ex-presidente do partido e condenado no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), José Genoino, também negou-se a conversar com os jornalistas, chamou um repórter de “torturador” e disse que espera ser “bombardeado” por quem cobrir a sua posse.

São Paulo (SP) - A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça paulista confirmou sentença da Comarca de Taubaté que indeferiu pedido de indenização por danos morais feito pelo prefeito Roberto Peixoto, e sua mulher, Luciana, retratados em reportagem e em vídeo postado na internet que, segundo eles, conteriam insinuações a respeito de sua honestidade e probidade. Para o juízo de primeiro grau, os fatos narrados eram de interesse público e o vídeo veiculado — intitulado “Rap do Peixoto” — não fez sátira nem denegriu a honra dos autores. Em apelação, alegaram que o vídeo em questão — divulgado no site YouTube pelos réus em nome do jornal e apresentado em mídias virtuais e físicas — os classifica como bandidos que desviam recursos públicos para proveito pessoal.

Belo Horizonte (MG) - Depois de revelada a acusação por parte do Ministério Público mineiro (MP-MG), de que a revista Carta Capital teria forjado documento para produzir matéria sobre o mensalão tucano, o redator-chefe da revista, Sergio Lirio, rebateu as críticas e afirmou, em texto publicado no site do veículo, que as informações questionadas pelo órgão foram baseadas em arquivos “obtidos com fontes seguras”. O jornalista sugeriu que o MP-MG terá de enfrentar a Justiça, caso mantenha o posicionamento contra Carta Capital. “O autor de acusação tão grave terá de provar em juízo suas palavras”, afirmou. O posicionamento do redator-chefe está no ar desde a tarde de 2 de janeiro. Nele, o profissional garante que a equipe está tranquila com o jornalismo praticado pela revista e, sem citar nomes, lamenta a relação de parte da imprensa com o bando do contraventor Carlinhos Cachoeira.

Pelo mundo
Argentina - O jornalista Oscar Alfredo Di Vincensi foi agredido por um agricultor que pulverizava agrotóxicos em um terreno situado a 50 m do perímetro urbano da cidade de Alberti, província de Buenos Aires. Vincensi divulgou as imagens da agressão em algumas redes sociais e acusou do feito um produtor agrário da região que é irmão, segundo o jornalista, da chefe de Bromatologia e Meio Ambiente comunitário, María Zunino. O jornalista teve de ser internado por intoxicação e problemas respiratórios.

EUA - A Justiça de Nova Iorque negou o pedido do jornal The New York Times para ter acesso ao relatório que concedeu autorização para o assassinato do cidadão americano Anwar al-Awalaki, líder da Al-Qaeda no Iêmen, em 2011. Awalaki foi morto durante um bombardeio com drones (aviões não tripulados) dos EUA. O caso de Awalaki chamou a atenção justamente por se tratar de um americano e não de um estrangeiro. Com inglês fluente, ele atraiu muitos seguidores no Ocidente e tornou-se uma celebridade com vídeos no YouTube pregando atentados terroristas contra os EUA. O jornal afirmou que vai recorrer da decisão.

França - O site do jornal satírico Charlie Hebdo foi invadido em 3 de janeiro por hackers não identificados, após a publicação de uma história em quadrinhos sobre a “biografia” cômica de Maomé. O semanário, apresentado na própria capa como “jornal irresponsável”, é reincidente na representação do profeta. Em 2011, a redação foi alvo de um incêndio criminoso após ter publicado uma série de caricaturas sobre Maomé, já que a representação do profeta do islamismo é tabu religioso.

Síria - O jornalista norte-americano James Foley está desaparecido desde 22 de novembro após ter sido sequestrado por homens armados no noroeste da Síria. A família do jornalista de 39 anos lançou uma campanha pública para trazê-lo de volta para casa depois de não receber notícias desde o seu sumiço, perto da província de Idlib. O jornalista estava em direção a fronteira síria com a Turquia quando foi interceptado por um carro. Ele foi forçado a sair do veículo por dois homens armados e desde então não se teve mais notícias sobre ele. Nenhum grupo reivindicou publicamente a responsabilidade pelo sequestro.

Síria - O cinegrafista líbio Ayman al-Sahili, da agência Reuters, levou um tiro na perna em 31 de dezembro enquanto trabalhava na linha de frente dos combates em Aleppo, no norte da Síria. O profissional foi atingido por um tiro de rifle disparado à distância. Ele recebeu cuidados médicos no próprio país, foi levado para a fronteira com a Turquia e não corre risco de morte.
...................
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog