domingo, 4 de novembro de 2012

BOLETIM 45 ANO VII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Itabaiana (SE) - O apresentador Edmilson de Souza, da rádio Princesa da Serra FM, foi assassinado a tiros dentro do estúdio onde trabalhava na noite de 28 de outubro. Conhecido como “Edmilson dos Cachinhos”, o radialista estava sozinho na rádio quando um homem entrou no estúdio, discutiu com o jornalista e disparou três tiros contra ele. O crime é investigado pela Delegacia de Homicídios.

São Luis (MA) - A Polícia Civil ligou a quadrilha acusada de matar o jornalista Décio Sá a um esquema de desvio de verbas federais em municípios maranhenses. O jornalista teria sido assassinado para não denunciar o esquema de um valor próximo a R$ 100 milhões. Os documentos que apontam os indícios de crimes de agiotagem foram entregues ao Ministério Público Federal (MPF).

São Paulo do Potengi (RN) – A Rádio Estação Sat deve pagar R$ 25 mil a um taxista vítima da “Pegadinha do Mução”. Segundo a acusação, a rádio fazia inúmeras ligações para um taxista, em maio de 2002. As ligações vinham do “Programa do Mução” e afetavam de maneira negativa o cotidiano do autor da ação, que foi ridicularizado em seu município.

Brasília (DF) – O jornalista Leonardo Sakamoto teve uma tentativa de censura a seu blog negada pela justiça do Distrito Federal. Não foi concedida liminar pedida por uma juíza trabalhista, incomodada por notas e comentários sobre sua postura num caso de trabalho escravo ocorrido em Naviraí (MS).

Pelo mundo
Somália - O jornalista, poeta e compositor Warsame Shire Awale foi morto a tiros na manhã de 29 de outubro por um homem desconhecido perto de sua residência na capital Mogadíscio. Awale também trabalhava para uma rádio local e em seus textos e músicas criticava o grupo islamita al-Shabab, que só neste ano já assumiu a autoria de mais de dez assassinatos de profissionais ligados à imprensa.

Bolívia - A polícia prendeu o quarto suspeito do ataque a Fernando Vidal, diretor da Radio Popular de Yacuiba, que teve fogo ateado em seu corpo enquanto transmitia seu programa em 29 de outubro. Vidal entrevistava mulheres que denunciavam possíveis casos de corrupção na fronteira com a Argentina quando vários indivíduos chegaram à emissora, jogaram gasolina no jornalista e na operadora técnica e lhes atearam fogo. O jornalista e a operadora estão internados em hospitais diferentes, pois sofreram queimaduras em várias partes do corpo.

México I - A promotoria do estado de Veracruz prendeu um homem acusado de assassinar a jornalista Regina Martínez em sua casa em abril deste ano. A prisão aconteceu dois dias depois de a revista Proceso criticar a demora na investigação, pois haviam se passado seis meses e o crime não havia sido esclarecido. Martínez era correspondente da revista em Xalapa, capital de Veracruz - o estado mais perigoso para a imprensa mexicana, onde nove jornalistas foram assassinados em menos de dois anos.

México II - A jornalista Adela Jazmín Alcaraz, apresentadora de um telejornal no Canal 12 na cidade de Rioverde, desapareceu desde 26 de outubro. As autoridades investigam a possibilidade de sequestro e trabalham para localizar a jornalista.

México III – A ONG Artigo 19 criou o site Oferenda do Dia dos Mortos em homenagem aos 71 jornalistas assassinados no México nos últimos 12 anos. O altar virtual traz “papel picado” com os nomes dos profissionais mortos por sua atuação jornalística, fotografias, “calaveritas” (rimas que geralmente descrevem a morte de alguém) e reflexões sobre as ameaças contra a liberdade de expressão no México.

Equador - O jornal El Universo recebeu menção honrosa por sua defesa da liberdade de expressão na premiacão María Moors Cabot, da Universidade de Columbia, nos EUA. Os prêmios María Moors Cabot são entregues desde 1938 e reconhecem trabalhos jornalísticos que ajudem a melhorar o entendimento interamericano. O El Universo foi processado por difamação pelo presidente Rafael Correa , em março de 2011, após a publicação de um editorial escrito por Emilio Palacio com criticas às ações do mandatário durante a revolta policial de 30 de setembro de 2010.

Honduras - O prefeito da cidade de Talanga ordenou o fechamento do canal de TV a cabo Telecentro e a compra de exemplares do jornal El Heraldo, para retirar de circulação todos os exemplares dos dias 16 e 17 de outubro, com matérias sobre a suspensão das transmissões. O proprietário do canal Telecentro disse que a transmissão foi interrompida a pedido do prefeito, que tenta se reeleger e que não tolera as críticas que seus adversários políticos faziam nesse meio de comunicação.

Grécia - O apresentador Spyros Karatzaferis foi preso em 31 de outubro após revelar que tinha em mãos “documentos comprometedores para o governo”. Karatzaferis afirmou que os documentos tinham sido obtidos de servidores do Ministério da Fazenda pelo grupo Anonymous.

Turquia - O jornalista libanês Fida Itani, raptado no norte da Síria por um grupo rebelde, foi libertado na noite de 31 de outubro e levado para a Turquia.
...................

A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog