segunda-feira, 21 de maio de 2012

TAMBOR DA ALDEIA 21 ANO VII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO


Notas do Brasil

São Bento (MA) - Isanilson Dias, blogueiro e apresentador do noticiário “Rádio Jornal” denunciou à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) que tem recebido ameaças de aliados e seguidores do prefeito da cidade, descontentes com as criticas e denúncias de irregularidades no uso de verbas federais e má gestão do serviço público. Dias informa que os ataques costumam ser feitos por telefonemas anônimos e de forma indireta. Porém, em uma ligação mais recente, ele recebeu o seguinte recado: “Para de falar o que não deve ou teus dias estão contados”. A Fenaj solicitou ao Sindicato dos Jornalistas de São Luís que interceda no caso, acionando as autoridades para garantir segurança ao profissional. 

Brasília (DF) – A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármen Lúcia Rocha, defendeu em 15 de maio a liberdade total de expressão, inclusive nas redes sociais. Ela também declarou que os cidadãos têm direito ao acesso às informações das campanhas eleitorais, ressaltando também que as eleições devem ter rigor para que mantenham a ética, mas precisam ser livres. A presidente do TSE votou a favor da liberação da comunicação do Twitter durante a pré-campanha. Para ela o uso das novas plataformas será um dos principais desafios das eleições deste ano. No entanto, sua opinião foi vencida no julgamento sobre o uso do microblog.

São Paulo (SP) I - José Luiz Datena diz ter sido ameaçado de morte em 15 de maio quando o Disque Denúncia recebeu uma ligação informando que haveria um homicídio nas imediações da Band e que a vítima seria o jornalista. O apresentador comentou casos de outros jornalistas mortos neste ano e afirmou que a imprensa brasileira é “vigorosa”. “Quantos jornalistas perdem a vida porque falam a verdade?”, questionou. “Quem denuncia está muito mais exposto a receber ameaças.” E continuou. “Isto não nos intimida. Não tem coisa mais canalha do que ameaça”.

São Paulo (SP) II - A apresentadora Xuxa Meneghel processou a rede Record e o apresentador Gugu Liberato por exibição no “Programa do Gugu” de fotos dela publicadas em 1982 pela revista Playboy para ilustrar reportagem sobre mudanças físicas de celebridades. Xuxa conseguiu uma liminar que prevê o pagamento de R$ 1 milhão se a Record repetir a exposição em qualquer programa. O programa foi ao ar em 6 de maio, mas as fotos já tinham sido usadas pela emissora outras vezes. Todas as vezes que Xuxa foi à Justiça ganhou os processos. No entanto, o judiciário está definindo também a indenização que será paga por Gugu.

Pelo mundo

Honduras - O corpo de Alfredo Villatoro, locutor da HRN, foi localizado em 15 de maio num terreno baldio na capital Tegucigalpa, vestido com um uniforme do Comando de Operações Especiais “Cobras” da polícia. O jornalista tinha ainda os olhos vendados e vários tiros na cabeça. Villatoro havia sido sequestrado em Tegucigalpa em 9 de maio, a caminho do trabalho.

México - O prédio do jornal El Mañana, de Nuevo Laredo, cidade na fronteira com o estado americano do Texas, foi atacado a tiros, na noite de 11 de maio. Não houve feridos e os criminosos deixaram uma mensagem após o ataque, confiscada pelas autoridades, que não revelaram seu conteúdo.

EUA – O Newseum, na capital Washington, realizou em 14 de maio uma cerimônia especial para incluir no Memorial de Jornalistas os nomes dos 70 profissionais que morreram no trabalho em 2011 e dois outros que perderam a vida em anos anteriores. O memorial de vidro de dois andares tem os nomes de 2.156 jornalistas, fotógrafos, editores e radialistas mortos em todo o mundo por seu trabalho desde 1837 até 2011. Entre os nomes adicionados ao memorial estão os dos fotógrafos Tim Hetherington e Chris Hondros, mortos na Líbia, bem como dos 19 jornalistas latino-americanos que morreram no trabalho em 2011.
...................

A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog