segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

BOLETIM 49 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Nota do Brasil      
Porto Alegre (RS) – A Rede Globo foi absolvida no pedido de indenização por danos morais movida pelo traficante Fernandinho Beira-Mar que não gostou de ser filmado pela equipe do programa Fantástico junto com seus familiares durante uma visita íntima, ocorrida em 2014. A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou apelação do criminoso por entender que “só há dano moral se houve ataque à honra, dignidade ou reputação capaz de gerar intenso sofrimento”. A sentença reitera que “situações que causam mero aborrecimento, mágoa ou irritação não são passíveis de gerar indenização por quem se sentiu ofendido, já que esses sentimentos não são intensos ou duradouros o suficiente para ferir direitos da personalidade”. A matéria foi exibida em abril de 2014, quando a equipe do programa obteve autorização do Departamento  Penitenciário Nacional (Depen) para conhecer e registrar a rotina dos detentos na Penitenciária Federal de Catanduvas, no PR.

Pelo mundo
Argentina I - Milhares de pessoas protestaram contra a intenção do presidente Mauricio Macri de alterar a Lei de Meios que determina o desmembramento de grandes conglomerados de comunicação, como o grupo Clarín. Movimentos sociais como Abuelas de Plaza de Mayo, Madres de Plaza de Mayo, Frente para a Vitória (FPV) e a Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual (Afsca) se reuniram para declarar inconstitucional a possível iniciativa do presidente. Macri chegou a afirmar que considera a lei “intimidadora” para veículos independentes e ressaltou que iria modificá-la como forma de promover a liberdade de expressão no país.

Argentina II - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) condenaram o ataque ao jornalista Sergio Hurtado, diretor e dono da Rádio Luna FM, que denunciou o tráfico de drogas na região de San Antonio de Areco. Dois homens armados invadiram a residência do profissional em 11 de dezembro e, além de estuprarem sua esposa, o intimidaram para que deixasse de falar sobre o comércio de drogas. No mesmo dia do ataque, a polícia prendeu dois suspeitos.

França I – A ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) revela em seu Barômetro da Liberdade de Imprensa que 65 jornalistas e 18 blogueiros foram mortos e 155 jornalistas e 163 blogueiros foram presos em todo o mundo em 2015. A RSF acompanha as ocorrências de atentados aos profissionais de comunicação e disponibiliza em seu site (www.rsf.org) o levantamento atualizado diariamente.

França II - O jornal Le Monde decidiu não publicar a crítica do novo filme da saga “Star Wars” antes de sua estreia no país após o embargo imposto pela Disney, que determinou uma série de condições “inaceitáveis” para autorizar que os jornalistas assistissem ao filme. O Le Monde diz ainda que a decisão da Disney é para justificar a seus acionistas o investimento bilionário na produção do filme, “mais do que pela vontade de criar ou entreter”.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.


Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog