segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

BOLETIM 4 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Rio de Janeiro (RJ) – A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou em 22 de janeiro na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) o Relatório da Violência contra Jornalistas 2014, denunciando 129 ocorrências de ataques a profissionais no território nacional no ano passado. O estudo revela ainda três assassinatos, dois deles no RJ. A região Sudeste registra mais da metade das agressões, sendo que a maioria dos ataques partiu de policiais durante os protestos nas ruas.
São Paulo (SP) I – O jornalista Leandro Mazzini, do portal Uol, sofre interpelação judicial do ex-presidente Lula (PT) em razão de nota onde que afirma que o político tem um novo câncer. Para Lula, a informação é falsa e tem o objetivo de “denegrir sua imagem e reputação”. Publicada em 4 de janeiro, a reportagem informa Lula fez tratamento sigiloso e controlou novo câncer no pâncreas, diagnosticado no início de 2014. O texto ainda diz que o ex-presidente passou a se tratar no hospital Sírio Libanês de madrugada, “para evitar boataria”.
São Paulo (SP) II - A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou em 20 de janeiro a agressão sofrida pelo fotógrafo Felipe Larozza, da revista Vice. Ele cobria um protesto do Movimento Passe Livre (MPL) contra o aumento das passagens de transporte público em 16 de janeiro quando foi agredido nas costas por um policial militar.
Curitiba (PR) - A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lamentou a prisão do repórter Iverson Vaz, da rede CNT, por policiais militares em 20 de janeiro e rejeitou os ataques do secretário de Segurança Pública do PR, Fernando Francischini ao colunista Celso Nascimento, do jornal Gazeta do Povo, feitos através do Facebook. Em 18 de janeiro, a coluna de Nascimento criticava a “cultura da violência” nas policias do PR, estimulada pelo secretário. No caso de Iverson Vaz, a entidade critica a prisão do repórter, acusado de desacato enquanto fazia a cobertura ao vivo para o “Programa 190” sobre assalto a caixas eletrônicos na capital paranaense. Ele foi detido quando ultrapassou um cordão de isolamento.

Pelo mundo
Argentina - O jornalista argentino Damian Pachter, do jornal Buenos Aires Herald, primeiro a divulgar a morte do promotor Alberto Nisman, chegou em 25 de janeiro a Tel Aviv após deixar Buenos Aires se dizendo ameaçado. Em texto publicado no site do jornal israelense Haaretz, Pachter disse ter sido perseguido por um agente de inteligência antes de fugir do país, no dia anterior. Alberto Nisman foi encontrado morto com um tiro na cabeça em 18 de janeiro, quatro dias depois de ter acusado a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e outros membros do governo de acobertar suspeitos do atentado à sede de uma entidade judaica em Buenos Aires em 1994.
Paquistão - Dezenas de milhares de manifestantes foram às ruas no Paquistão e no Afeganistão em 23 de janeiro para protestar contra a publicação de charges do profeta Maomé. Aos gritos de “Abaixo 'Charlie Hebdo'!” e com dizeres como “Maomé é minha vida” ou “Nosso profeta, nossa honra” nos cartazes, apenas a manifestação em Islamabad, organizada pelo partido islamita Jamaat-e-Islami (JI), reuniu 15 mil pessoas. Bandeiras francesas, americanas e britânicas foram queimadas. Protestos também foram registrados em Quetta, Peshawar, Karachi, Mizaffarabad, na parte da Caxemira administrada pelo Paquistão, e em Lahore. As lideranças pediam  o boicote dos produtos de países como França e Dinamarca, cujos veículos de comunicação publicaram as charges de Maomé. Já no Afeganistão, cerca de 20 mil pessoas protestaram em Herat, exigindo desculpas oficiais por parte da França que também teve bandeiras queimadas na manifestação.
Irã - O jornal reformista Mardom-e Emrooz teve sua circulação suspensa pela justiça por ter publicado uma foto do ator George Clooney usando um broche com a frase “Je suis Charlie”. O órgão conservador de supervisão da imprensa revogou a licença do Mardom-e Emrooz apenas três semanas depois que começou a circular com a promessa de apoiar o presidente Hassan Rouhani e seu programa de liberalização política e social.
Itália – O jornal La Carrozza recebeu 350 projéteis de uma arma calibre 22 num envelope colocado na sua caixa de correio juntamente com um folheto de liturgia. No envelope havia ainda uma ameaça ao seu diretor Ruggero Vantaggiato. Famoso por suas sátiras sobre a Igreja Católica e os santos padroeiros da cidade de Lecce, onde está a sede do jornal, o La Carrozza tem circulação semestral.
Indonésia - O jornalista Márcio Gomes e um cinegrafista da TV Globo foram deportados em 19 de janeiro. Os dois estavam no país para cobrir a execução do brasileiro Marco Archer que aconteceu em 17 de janeiro, em Cilacap. Ambos chegaram a ser detidos e, embora liberados, tiveram seus passaportes confiscados porque estavam no país a trabalho e o visto apresentado era de turismo. Gomes e o cinegrafista foram levados para a capital Jacarta, acompanhados pela polícia, já que estavam sem os documentos e de lá embarcaram para Tóquio, onde o jornalista é correspondente da emissora.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog