domingo, 18 de janeiro de 2015

BOLETIM 3 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Rio de Janeiro (RJ) - A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulga em 22 de janeiro, às 15 horas, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), seu Relatório da Violência contra Jornalistas 2014. O documento registra menor número de casos de agressões, em comparação com 2013. Porém, o número de assassinatos em razão do exercício profissional, aumentou, com a ocorrência de três casos. A violência contra profissionais da comunicação aconteceu, principalmente, em manifestações populares.
Brasília (DF) - Dezenas de representantes de embaixadas, parlamentares, líderes religiosos e jornalistas participaram do ato pela paz, contra o terrorismo, a islamofobia e pela liberdade de expressão, no auditório do Interlegis, no Senado Federal, em 15 de janeiro. Os participantes condenaram os atentados ocorridos em Paris que mataram 17 pessoas. A mesa foi composta pelo senador Cristóvan Buarque (PDT-DF), que convocou o evento, o senador Pedro Simon (PMDB/RS), o presidente da Fenaj e vice-presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Celso Schröder, o embaixador da França, Gael de Maisonneuve, o sheikh Muhammad Zidan, do Centro Islâmico de Brasília e o chefe-adjunto da delegação da União Europeia no país, Francisco Fontan. Cristovam destacou o papel da educação no combate aos atos terroristas. Celso Schröder prestou solidariedade à memória dos jornalistas mortos no ataque à revista francesa Charlie Hebdo.  O dirigente sustentou que as liberdades de imprensa e de expressão não são liberdades acima das outras, nem propriedades dos donos dos meios de comunicação e devem ser desprivatizadas e reguladas como bem público.
São Paulo (SP) – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve decidir neste ano o retorno ou não do blog “Falha de S.Paulo” que satiriza o jornal Folha de S.Paulo. O Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP) manteve o julgamento em primeira instância que negou o pedido de indenização por danos morais, mas manteve o site fora do ar. A página criada pelos irmãos Mário e Lino Bocchini funcionou durante 17 dias em setembro de 2010 com comentários irônicos sobre notícias da Folha e montagens com imagens da publicação. O objetivo dos irmãos era "mostrar que a empresa, apesar de se dizer imparcial, tem preferências político-partidárias claras e esconde isso do leitor".
Guarulhos (SP) - Uma emissora de TV foi condenada a indenizar em R$ 15 mil um homem que teve sua imagem divulgada sem autorização com insinuações a respeito de sua sexualidade. A 7ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP manteve sentença da Comarca de Guarulhos entendendo que a divulgação extrapolou os limites do direito de informar e de proporcionar entretenimento. O autor relata que participou de uma brincadeira num estande da emissora num shopping, que daria R$ 10 a quem acertasse a personalidade de uma pessoa pela escrita. O homem conta também que durante a abordagem, o apresentador sugeriu que ele era homossexual, tocando-o de forma "lasciva".
Santos (SP) - Uma equipe do jornal Expresso Popular foi ameaçada por um homem armado, na manhã de 14 de janeiro, quando trafegava com um carro de reportagem, na Zona Noroeste da cidade. Ao passar em frente a um comércio em meio aos becos de uma favela, o repórter avistou um homem posicionado atrás do carro apontando uma arma. Ao notar o risco, a viatura acelerou e o homem permaneceu observando o veículo, mirando na direção da equipe. O repórter não ouviu sons de tiro.

Pelo mundo
França - O jornal satírico Le Canard Enchaîné recebeu uma mensagem eletrônica em 8 de janeiro onde estava escrito "agora é sua vez". A mensagem acrescenta que os jornalistas serão despedaçados "a machadadas". A justiça local iniciou uma investigação.
Filipinas - Cerca de 1,5 mil pessoas protestaram contra as charges do profeta Maomé, publicadas pela revista francesa Charlie Hebdo na praça central de Marawi, no sul do arquipélago. Participaram do movimento políticos locais, estudantes e mulheres, que carregavam cartazes com os dizeres "Você é Charlie" em oposição ao "Eu sou Charlie", o slogan daqueles que condenaram o ataque.  Manifestações violentas ocorreram também no Paquistão, no Mali, em Níger (onde morreram dez pessoas) e em outros países de maioria muçulmana.
Uruguai - A Ley de Servicios de Comunicación Audiovisual (LSCA), aprovada no final de 2014 pelo Congresso, vai regulamentar os mercados de TV aberta e a cabo, e não trata de meios digitais ou impressos. O texto que tem gerado debates e polêmica nos meios de comunicação será sancionado em março, quando assume o novo presidente, Tabaré Vazquez, fixa limites para serviços de TV paga. A norma permite apenas seis licenças por pessoa física ou jurídica, (número reduzido a três se uma for para operar em Montevidéu), determina que 60% da programação dos canais seja de produção ou coprodução nacional e que rádios dediquem 30% de sua grade à música nacional. Além disso, a lei limita a participação estrangeira e prevê a criação de um conselho regulador.
Irã - Jason Rezaian, chefe da sucursal do Washington Post em Teerã, foi formalmente acusado pelo governo, e será julgado no país. O motivo da acusação não foi revelado. O jornalista foi detido em 22 de julho com mais três profissionais, e até agora, apenas ele não foi liberado. O Departamento de Estado dos EUA negocia um acordo de libertação.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

 Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog