segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

BOLETIM 2 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
São Jose do Rio Preto (SP) - A decisão que determinava a quebra de sigilo de todos os telefones do repórter Allan de Abreu e do jornal Diário da Região foi suspensa pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski. Sem avaliar o mérito da ação, ele justificou que a medida, peticionada pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ), é importante “por cautela”, para resguardar “uma das mais importantes garantias constitucionais, a liberdade de imprensa, e, reflexamente, a própria democracia”. O juiz Dasser Lettiere Jr., da 4ª Vara Federal, havia determinado que operadoras de telefonia informassem detalhes telefônicos do Diário e do jornalista para descobrir quem informou à imprensa sobre uma operação da Polícia Federal (PF) de 2011 que investigava fiscais do Ministério do Trabalho suspeitos de ter exigido propina para livrar empresários de multas trabalhistas.
Teresina (PI) - O repórter Pedro Borges, da TV Meio Norte, foi atingido em 5 de janeiro com um chute nas costas por uma pessoa que acabava de ser entrevistada. Borges foi a um subúrbio de Teresina investigar as conseqüências de um tiroteio e entrevistou moradores da região, que acusavam a polícia de ter feito os disparos. O jornalista passou a ser hostilizado pela família de uma das vítimas após ouvir a versão da polícia, resultando na agressão que foi registrada num boletim de ocorrência na delegacia da região.
São Paulo (SP) - A jornalista Celina de Jorge Graziano Peres, do Regional News, teve sua condenação mantida pela 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça por colocar informações erradas em uma reportagem sobre o prefeito de Caieiras (SP), Roberto Hamamoto. Celina havia sido condenada a quatro meses de detenção em regime aberto por difamação, e um mês e dez dias de detenção por injúria, esta última substituída por pagamento de multa pela publicação da matéria “Aliados do prefeito Hamamoto podem ser beneficiados em concurso público”, onde acusa o político de se favorecer e dar privilégios a seus aliados em um concurso.
Rio de Janeiro (RJ) - Ali Kamel, diretor da TV Globo, receberá indenização de R$ 50 mil de Luis Nassif por danos morais. As ofensas foram publicadas em 18 posts no blog de Nassif, as quais Kamel considerou como formas de o blogueiro minar sua credibilidade profissional e sua honra.

Pelo mundo
França - Três suspeitos de participar do ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo em 7 de janeiro foram mortos pela polícia dois dias após. Os irmãos Said e Cherif Kouachi morreram em Dammartin-en-Goële, a noroeste de Paris. Um terceiro suspeito foi morto em um supermercado em Paris. Os irmãos haviam se refugiado em uma gráfica no local e fizeram um refém, antes da troca de tiros com a polícia. O terceiro homem morto manteve cinco reféns em um supermercado de alimentos kosher (consumidos por judeus). Antes de tomar os reféns, ele disse a policiais: “Já sabem quem sou”, em aparente alusão ao ataque ao Charlie Hebdo. O ataque terrorista matou 12 pessoas na tarde de 7 de janeiro em Paris. Entre os mortos estão o diretor da revista, Stephane Charbonnier e outros três cartunistas, além dos dois policiais escalados para fazer a segurança da publicação. Desde 2006, quando republicou charges do profeta Maomé, produzidas pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten, o Charlie Hebdo vinha sendo alvo de ameaças de radicais islâmicos.
Alemanha - Um incêndio atingiu a sede do jornal Hamburger Morgenpost, em Hamburgo, em 11 de janeiro, depois que o periódico republicou desenhos do Charlie Hebdo que fazem críticas ao islamismo. Embora o atentado tenha acontecido após a morte de 12 pessoas em Paris e também após a publicação das charges, ainda não há confirmação oficial de que os fatos estejam ligados. Ninguém resultou ferido pois o prédio já estava vazio no momento do ataque.
China - A casa do jornalista Jimmy Lai e a sede da Next Media, editora do jornal Apple Daily, cuja cobertura é pró-democracia, foram atacados com coquetéis molotov na madrugada de 12 de janeiro. O jornal South China Morning Post publicou fotos de um homem encapuzado jogando o artefato contra a residência do jornalista. Minutos depois, um ataque similar ocorreu na sede da Next Media. Os danos, nos dois alvos, foram materiais.
Libia - A sede da TV Al Nabaa, situada na capital Trípoli, foi alvo de mísseis disparados por uma bazuca em 9 de janeiro. Apesar dos danos materiais, não houve vítimas. Os autores do ataque não foram identificados, mas homens armados foram vistos fugindo do local. A ação pode estar ligada à disputa por território entre duas facções paramilitares: a do governo de Trípoli e a do coronel rebelde Khalifa Hafter.
EUA I - A jornalista Sharyl Attkisson, ex-correspondente da CBS, está processando o Departamento de Justiça, o serviço de correspondência e diversos funcionários federais por supostamente invadirem seus computadores quando ela investigava informações críticas da administração do presidente Barack Obama. Ela alega que exames forenses nos computadores revelaram que foram usados "métodos sofisticados" para monitorar seu trabalho entre 2011 e 2013. Nesse período, a experiente jornalista apurava informações de tráfico de armas envolvendo agentes federais, permitindo que elas fossem compradas por cartéis mexicanos de drogas.
EUA II - O jornalista James Risen prestou depoimento à Justiça em 5 de janeiro em uma audiência sobre vazamentos de informações sigilosas da CIA. Desta vez, porém, a promotoria não pediu ao escritor que revelasse a identidade de suas fontes. Desde 2010, Risen vem sendo pressionado pelo governo dos EUA a revelar as fontes para escrever o livro "State of War", de 2006. Na obra, o jornalista descreve um fracassado plano da CIA para desestabilizar o programa nuclear iraniano.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog