segunda-feira, 10 de novembro de 2014

BOLETIM 45 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Londrina (PR) - A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) repudiou a agressão ao cinegrafista Jeferson Kickhofel, da RBS TV, durante jogo de futebol da Série D entre o Brasil de Pelotas e o Londrina. A confusão começou no segundo tempo quando o cinegrafista foi agredido com socos e chutes. O gerente de futebol do Londrina, Alex Brasil, tentou impedir as gravações do canal.
Brasília (DF) I – A Rede Record foi condenada por divulgar notícia que causou transtornos e perturbações a familiar de uma pessoa noticiada como morta no programa Balanço Geral. A emissora deve indenizar um pai, cujo filho foi dado como morto em confronto com a polícia, depois de roubar uma bicicleta. A reportagem também teria feito alusão ao envolvimento do rapaz com drogas.
São Paulo (SP) - O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, deve indenizar em R$ 150 mil um pastor, que dirige uma igreja evangélica voltada ao público homossexual, por ter feito comentários pejorativos durante programa do SBT em 2003. Ratinho mostrou imagens de um culto da igreja em duas edições do programa comentando que o local era frequentado por "viadinhos" e "viados" e que não tinha filial, mas "viadal".
Brasília (DF) II - O jornalista Diogo Mainardi, da rede GloboNews, foi denunciado à Procuradoria Geral da República pelos deputados federais Luciana Santos (PCdoB-PE), Henrique Fontana (PT-RS), Alice Portugal (PCdoB-BA), Erika Kokay (PT-DF), Pedro Eugênio (PT-PE) e Luiz Couto (PT-PB). Na representação, os políticos reclamam do jornalista que chamou o povo nordestino de "bovino" no programa Manhattan Connection. Em 26 de outubro, após a divulgação do resultado das eleições, Mainardi disse que "o Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno em relação ao poder durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL, e agora com o PT".  Após a repercussão negativa de seu comentário, o apresentador pediu desculpas e disse que não teve a intenção de ofender ninguém.

Pelo mundo
Iraque - O Estado Islâmico (EI) decapitou quatro jornalistas e entregou os corpos para autoridades médicas em 4 de novembro. Os nomes e nacionalidades das vítimas ainda não foram divulgados. Os jornalistas estariam em um grupo de 12 profissionais sequestrados, todos eles iraquianos.
Rússia - A rede independente de rádio Ekho Moskvy foi advertida pela agência reguladora de meios de comunicação após a exibição de um programa sobre a Ucrânia. Os jornalistas Sergei Loiko, do jornal Los Angeles Times, e Timur Olevskiy, da rede de TV independente Dozhd, noticiaram em primeira mão o enfrentamento de rebeldes pró-Rússia e forças do governo no leste da Ucrânia.
Argentina - O jornalista Agustín Bottinelli, ex-editor da revista Para Ti, foi acusado de ter forjado uma entrevista em 1979 para servir de propaganda para o regime militar. Bottinelli é o primeiro jornalista a ser processado por utilizar a mídia para fortalecer a ditadura argentina no regime instaurado entre 1976 e 1983. Na falsa entrevista, Thelma Jara de Cabezas era retratada como a mãe de um "criminoso subversivo", que dizia ter sido enganado por grupos revolucionários que queriam derrubar a junta militar que governava o país.
Argentina II - O jornalista Germán Sasso, diretor do La Brujula 24, está sendo processado por se recusar a revelar suas fontes em um caso que envolve o empresário de mídia Juan Suris com o narcotráfico. Um juiz processou o jornalista por publicar as escutas que também envolvem Leonardo Fariñas, outro empresário de mídia, e após o repórter se negar a depor no processo judicial para proteger suas fontes.
Serra Leoa - O jornalista David Tam-Baryoh, do programa Monologu, da rádio Citizen FM, foi preso na capital Freetown, por ordem do presidente Ernest Bai Koroma. A Associação de Jornalistas condenou a prisão decorrente das críticas à forma como o político tem tratado o surto de ebola no país. Para o repórter, o chefe de Estado "manipula" informações sobre a epidemia.
Inglaterra - O jornalista Ian Edmondson, ex-redator-chefe do extinto tabloide News of the World, de Rupert Murdoch, foi condenado em 7 de novembro a oito meses de prisão por seu papel nos escândalos das escutas telefônicas. Edmondson admitiu diante da corte penal londrina de Old Bailey que praticou escutas ilegais durante sua trajetória no jornal. Na confissão, o jornalista disse que colaborou com o investigador privado Glenn Mulcaire para acessar as caixas do correio de voz de estrelas do esporte, atores e políticos.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.
Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog