domingo, 16 de novembro de 2014

BOLETIM 46 ANO IX

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Rio do Janeiro (RJ) - O jornalista Henrique Soares, do portal G1, foi agredido por homens armados na favela do Complexo do Alemão, em 10 de novembro, ao fazer uma reportagem sobre prédios ocupados. Henrique estava numa antiga fábrica, onde existe uma ocupação, quando lideranças comunitárias o alertaram de que haveria uma operação policial no local e que não seria seguro permanecer ali. Quando tentou retornar ao carro de reportagem, ele foi detido por dois homens que o levaram para dentro do galpão e o agrediram com paus e um revólver, além de roubarem seu celular e relógio. Após ficar retido por 40 minutos, foi libertado quando a polícia chegou.
Belo Horizonte (MG) - A revista IstoÉ, da Três Editorial, deve indenizar em R$ 60 mil o governador eleito de MG, Fernando Pimentel (PT), por exceder o direito de informação e publicar informação sem provas. Para a 30ª Vara Cível, a revista teria distorcido fatos ao publicar notícias sobre um suposto envolvimento de Pimentel no esquema do mensalão, julgado na Ação Penal 470.
Brasilia (DF) - O Projeto Donos da Mídia revela que, mesmo com proibição constitucional, 271 deputados federais e senadores são sócios ou diretores de 324 veículos de comunicação. Desde o ano passado, há tentativas de serem coletadas 1,3 milhão de assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular que proíba, de fato, a propriedade de veículos de comunicação por parlamentares. O artigo 54 da Constituição Federal determina que "é proibido a todo e qualquer ocupante de cargo eletivo ser diretor ou proprietário de canais de comunicação, como jornais impressos, rádios e TV". E o artigo 55 pune com a perda de mandato a quem descumprir a norma. 

Pelo mundo
Argentina I - O correspondente Germán de los Santos, do jornal La Nacion, na cidade de Rosário, foi ameaçado de morte na madrugada de 14 de novembro após publicar uma série de reportagens sobre a rotina de supostas gangues do narcotráfico que atuam na província. O jornalista alega ter recebido ligações intimidatórias de traficantes, contestando os conteúdos divulgados em suas matérias. Ao saber da possível coação, o Ministério de Segurança fez contato com o repórter e disse estar à disposição para protegê-lo.
Argentina II - O cantor Justin Bieber deve se apresentar em até dois meses para ser interrogado sobre uma suposta agressão ao fotógrafo Diogo Pesoa em uma boate da capital Buenos Aires. Pesoa acusa o cantor e um dos seus seguranças de agredi-lo enquanto tentava registrar uma foto do cantor canadense quando ele deixava o local no bairro de Palermo. O juiz Facundo Cubas solicitou ajuda da Interpol para localizar Bieber, que havia se envolvido em diversas infrações.
Peru - A jornalista Natalie Barrera e o cinegrafista Ronald Monsefú Rojas, da ATV+, foram atacados por seguranças do cemitério Presbítero Maestro, na capital Lima. A equipe fazia a cobertura do funeral de um bebê de três meses, deixado pela mãe numa creche da região. Os agressores também destruíram os computadores e equipamentos da emissora.
Portugal - O jornalista Filipe Alves, repórter do Diário Económico, processa o marido da Ministra de Finanças, Maria Luís Albuquerque, por tê-lo ameaçado em mensagem de celular após ler um artigo crítico à atual gestão da economia. A troca de mensagens aconteceu em setembro. O marido da ministra confirmou a autoria das mensagens.
Egito - O jornalista Alain Gresh, editor-chefe do Le Monde Diplomatique,foi detido em 12 de novembro na capital Cairo depois que uma mulher ouviu ele falar sobre política. Ao ouvir o comentário de Gresh, a mulher gritou: "Você quer destruir o país". Em seguida, o jornalista foi barrado pela polícia local. Além dele, o policial prendeu duas repórteres que também foram intimadas a apresentar seus passaportes.  Os profissionais ficaram detidos por uma hora e meia. A detenção desencadeou um debate nas redes sociais com alguns internautas que levantaram questões sobre a democracia e a falta de liberdade de expressão no Egito.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

 Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog