terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

BOLETIM 7 ANO VIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
São José do Rio Preto (SP) - O repórter de política Rodrigo Lima, do jornal Diário da Região, sofreu ameaças do vereador Cesar Gelsi (PSDB) após matérias que o classificavam como “morto vivo da política” e o incluíam entre autoridades cobradas por impostos atrasados. As intimidações ocorreram em 5 de fevereiro, na Câmara municipal. Durante a sessão legislativa, o politico teria dito a Lima frases como “se eu der no meio da tua cabeça seu cérebro vai abrir”. O vereador acrescentou que morrerá “sossegado no dia em que esse cara estiver azarado”. O repórter registrou boletim de ocorrência.

São João da Barra (RJ) - O empresário Eloy Lopes foi preso em 5 de fevereiro, suspeito de ser o mandante do assassinato a tiros do radialista Renato Machado em 8 de janeiro. Lopes teria tido um relacionamento amoroso com a mulher de Machado, em um período em que o casal esteve separado.

Buritis (RO) - A Rádio Interativa 87,9 FM sofreu um atentado em 2 de fevereiro. Testemunhas que ouviram os disparos chamaram a polícia, mas nenhum suspeito foi encontrado. Os tiros atingiram uma grade, uma parede e o gramado. A polícia recolheu cápsulas de pistola 9mm, de uso restrito.

Pelo mundo
Paraguai - O proprietário da Rádio Sin Fronteras 98.5 FM, Marcelino Vázquez, foi assassinado a tiros em 6 de fevereiro, em frente ao lugar onde trabalhava em Pedro Juan Caballero, perto da fronteira com o Brasil. Testemunhas disseram que, por volta das 19h, dois indivíduos armados abordaram Vázquez enquanto ele saía da emissora e dispararam contra ele a queima-roupa. Os motivos do crime são ainda desconhecidos.

Venezuela - O presidente do Colégio Nacional de Jornalistas, Tinedo Guía, pediu mais proteção aos jornalistas que cobrem o poder legislativo no país. Em 5 de fevereiro, profissionais de diversos veículos foram impedidos de realizar a cobertura de um evento na Assembleia Nacional, em Caracas.

Peru – O apresentador Juan Carlos Yaya Salcedo, da Radio Max, foi baleado em 6 de fevereiro por pelo menos três homens na capital Lima. O jornalista ia para o trabalho em sua motocicleta quando foi atacado e ferido numa das pernas. O jornalista disse desconhecer os motivos do ataque, mas destacou que vinha denunciando uma série de irregularidades cometidas em um distrito da capital peruana.

Inglaterra - A duquesa de York, Sarah Ferguson, foi indenizada e recebeu um pedido de desculpas por ter sido vítima das escutas ilegais realizadas pelo extinto jornal News of the World. Em uma audiência na Alta Corte de Londres foi confirmado que a duquesa, que se casou com o príncipe Andrew, resolveu o caso fora do tribunal com a empresa editora do jornal, que concordou em pagar-lhe uma indenização cujo valor não foi revelado.

Turquia - O Partido Frente Revolucionária de Libertação do Povo (DHKP-C), grupo extremista que reivindicou o atentado contra a embaixada americana na capital Ancara, se desculpou em 8 de fevereiro por ter ferido gravemente a jornalista Didem Tuncay. A jornalista de 38 anos estava em um dos portões de entrada da representação diplomática quando um homem-bomba do partido “se explodiu”.

EUA - O repórter Jeff Chirico, da rede CBS, foi agredido por um soco no rosto ao tentar entrevistar um senhor para uma reportagem sobre fraudes e impostos. Chirico investigava uma loja de carros que era usada por um homem para oferecer serviços ilegais relacionados à cobrança de impostos. O jornalista foi até a suposta loja de carros para entrevistar um homem identificado nas reportagens como Richard Wilder, que não tem autorização para vender carros e muito menos para lidar com impostos no estado da Georgia. Ao chegar lá, o repórter foi recebido por Donald Wilder, pai do acusado. Jeff, então, o questionou a respeito das acusações sofridas pelo filho. O homem reagiu agredindo o jornalista com um soco, jogando-o ao chão junto com seu equipamento.

Filipinas - O grupo islâmico Abu Sayyaf libertou em 2 de fevereiro o técnico de som Rolando Letrero e cinegrafista Ramilito Vela, sequestrados desde junho de 2012 na ilha de Jolo, no sul das Filipinas. Um profissional jordaniano, raptado com eles, permanece em cativeiro. Os três jornalistas chegaram em 11 de junho à ilha para filmar um documentário sobre o grupo islâmico. Abu Sayyaf pediu três milhões de dólares em troca da libertação. As autoridades filipinas negam que tenham pagado qualquer resgate.
...................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog