domingo, 21 de outubro de 2012

BOLETIM 43 ANO VII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO

Notas do Brasil
São Paulo (SP) - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) pediu em 16 de outubro a federalização dos crimes contra jornalistas no Brasil. Em resolução divulgada no encerramento da 68ª Assembleia Anual da SIP são mencionados o despreparo das polícias e do Judiciário, juntamente com a impunidade dos responsáveis pelos crimes. No documento, membros da entidade citaram 24 casos de jornalistas brasileiros mortos durante o exercício da profissão nos últimos 20 anos.

Brasília (DF) I - O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) foi condenado a indenizar o desembargador federal Jirair Meguerian em R$ 50 mil a título de reparação por danos morais e violação de direito de imagem. Em 31 de dezembro de 2008, o programa SBT Repórter, na retrospectiva do ano, veiculou equivocadamente uma foto do desembargador como sendo um juiz federal preso na operação “Pasárgada”, da Polícia Federal.

Rio de Janeiro (RJ) - A Folha Universal, jornal da Igreja Universal do Reino de Deus, deve pagar R$ 150 mil à apresentadora Xuxa Meneghel por ter mencionado em 2008 que a apresentadora tinha “pacto com o diabo”. Além da indenização, a juíza Flávia de Castro determinou retratação formal na primeira página da publicação, com os dizeres “Maria da Graça Xuxa Meneghel afirma que tem profunda fé em Deus e respeita todas as religiões”.

Brasília (DF) II - A Editora Globo recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para reverter decisão judicial que censurou reportagem da edição de junho da revista Marie Claire. A reportagem abordou o caso de Patrícia Bueno Netto, ex-mulher do empresário Luiz Eduardo Auricchio Bottura. Patrícia denunciou o ex-marido por lesão corporal dolosa grave. Bottura nunca chegou a bater em Patrícia, mas teria torturado a mulher com difamações, chantagens e ameaças a tal ponto que ela desenvolveu transtorno de estresse pós-traumático.

Pelo mundo
Síria - A rede britânica BBC anunciou em 19 de outubro que suas transmissões têm sido interrompidas na Síria. A emissora considera que “se trata de um flagrante de violação das regulamentações internacionais de TV”. A rede informou que os canais de televisão e rádio na língua árabe, assim como a exibição da própria BBC World Service, têm sofrido interferência. A Síria está há mais de 19 meses em guerra civil e têm vetado a cobertura de veículos de comunicação estrangeiros no país.

Colômbia - O jornal El Espectador publicou editorial em 16 de outubro onde denuncia ameaça de censura feita pela Procuradoria Geral da Nação. No texto, intitulado “A liberdade de expressão prevalece”, afirma que a Procuradoria Geral da Nação avisou, por meio de uma resolução da procuradora Martha Zamora, que processos disciplinares e criminais recairiam contra a empresa e o jornalista responsável “por ter publicado informações sobre o homicídio do estudante Colmenares Luis Andrés”. O ‘Caso Colmenares’, como é conhecido na Colômbia, investiga a morte de um estudante de uma das universidades mais prestigiadas do país em outubro de 2010 e chamou a atenção da mídia porque as suspeitas de terem cometido o crime são duas amigas do jovem morto. A notificação tem a ver com a publicação que o veículo fez de peças processuais que envolvem as declarações de testemunhas do caso e que o jornal observa serem contraditórias.

Paquistão - A Associação de Jornais Impressos do Paquistão, que representa os principais veículos de imprensa do país, condenou as ameaças feitas pelo Taleban contra os jornalistas que estão cobrindo o atentado sofrido pela blogueira ativista Malala Yousafzai, de 15 anos, que luta pelo direito das mulheres frequentarem a escola. Segundo a Associação, a intimidação realizada por integrantes do Taleban “representa uma tentativa de acabar com a liberdade de expressão”. O portal informa que autoridades do governo interceptaram uma ligação telefônica na qual um dos líderes do Taleban ordenava um militante a atacar representações de jornais e revistas em cidades como Lahore, Karachi, Rawalpindi e na capital Islamabad.
 
Malawi – A repórter Justice Mponda, do online Malawi Voice, foi detida em 15 de outubro, após publicar informação fundamentada numa conta falsa do Facebook. A página era de alguém que postava informações falsas como se fosse a presidente Joyce Banda. No perfil, a suposta mandatária dizia ter renunciado ao cargo. A polícia investiga o caso.

Guatemala - Um relatório do Centro de Relatórios Informativos da Guatemala (Cerigua) demonstra que a imprensa guatemalteca sofreu o maior período de censura de sua história entre julho e setembro deste ano. A intimidação foi causada por membros de gangues da América Central, chamadas “Maras”. Em julho, gangues de uma cidade ao sul do país já haviam intimidado a imprensa para evitar que fosse divulgada uma notícia retratando os protestos de vendedores do mercado municipal contra as extorsões realizadas pelos grupos criminosos. Ainda em julho, familiares de um suposto líder criminoso jogaram pedras e água contra repórteres para evitar a cobertura da prisão de Josué Domingo Culajay, acusado de crimes de conspiração para roubo e formação de quadrilha.

Tunísia - Os jornalistas liderados pelo Sindicato Nacional da categoria fizeram em 17 de outubro greve geral para exigir maior liberdade de expressão no país. A decisão surgiu após ameaças de autoridades e processos contra profissionais da área. Segundo o Sindicato, a principal exigência da imprensa é a autonomia da profissão do poder político, algo que o governo se nega a conceder.

...................

A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. 

Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog