quarta-feira, 22 de agosto de 2018

BOLETIM 7 ANO XIII

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO

Destaques: Radialista perde a vida no interior da BA. MPF-SP instaura novo inquérito sobre a morte de Herzog. Justiça proíbe jornalistas de deixar Venezuela. Nova condenação por assassinato de profissional colombiano.

Notas do Brasil
Riachão de Jacuípe (BA) - O ex-radialista e blogueiro Marlon de Carvalho Araújo foi assassinado em 16 de agosto dentro de sua casa. A polícia suspeita que o crime tenha sido motivado pelo "jeito agressivo de dar notícias" do profissional. No dia anterior a sua morte, Araújo postou um vídeo em que prometia revelar em breve o nome de um vereador que supostamente havia sido espancado por um agiota e entregado uma motocicleta pertencente à Câmara Municipal para pagar uma dívida. Araújo estava sozinho quando quatro homens invadiram sua casa, às 2h da madrugada, e o mataram a tiros. Não há registro de roubo no imóvel e nenhum suspeito foi preso até o momento.

Bandeira do Sul (MG) - A casa do jornalista Adenilson Miguel, editor do Jornal Vox, foi alvo de um rojão no início da madrugada de 9 de agosto. A polícia foi contatada após o ataque. Além do artefato, foi deixado um bilhete ameaçador na casa do jornalista, que se dedica a cobrir o noticiário do sul de Minas Gerais. O ataque ocorreu poucas horas depois do jornalista divulgar em grupos de WhatsApp locais a informação de que funcionários da prefeitura de Bandeira do Sul estavam recebendo horas extras indevidas. A denúncia teve com base holerites dos servidores da cidade do interior de Minas Gerais.

São Paulo (SP) I - O Ministério Público Federal (MPF-SP) instaurou um novo procedimento para investigar a responsabilidade criminal de agentes da ditadura militar pela morte do jornalista Vladimir Herzog, preso e torturado em 1975. A procuradora responsável, Ana Letícia Absy, já solicitou documentos e informações relativos à morte de Herzog às Comissões Nacional e Estadual da Verdade e a diversos órgãos, entre eles, os Arquivos Nacional e do estado de São Paulo. A reabertura das investigações teve como base as determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que condenou o Estado brasileiro pela falta de investigação, julgamento e punição dos envolvidos no assassinato de Herzog.

São Paulo (SP) II - A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) adicionou mais dois novos campos na base de busca do Projeto Ctrl+X – site que reúne as ações judiciais do país que pedem a remoção de conteúdo on-line. Agora é possível consultar quem é o autor da ação — político, empresário, empresa, entidade religiosa, membros do judiciário e outros autores jornalisticamente relevantes — e se a remoção de conteúdo foi deferida em algum momento do processo. Com a nova base, também será possível comparar durante a campanha eleitoral quais são os candidatos e partidos que obtêm maior sucesso em tentar suprimir conteúdo da internet e em tentar censurar publicações, segundo a Abraji.


Pelo mundo
Venezuela - Uma ordem judicial proibiu que quatro jornalistas do Armando.info, três deles fundadores do site, saiam do país. O 11º Tribunal de Justiça da Área Metropolitana de Caracas emitiu a decisão a pedido do empresário colombiano Alex Morán. Como Roberto Deniz, Alfredo Meza, Joseph Poliszuk e Ewald Scharfenberg estão atualmente fora da Venezuela, a medida judicial apenas os impede e adia seu retorno ao país. Por questões de segurança, os jornalistas decidiram deixar a Venezuela temporariamente no início de 2018. A decisão foi tomada após queixas por difamação grave continuada e injúria grave que Saab apresentou contra eles em setembro de 2017.

Colômbia - José Miguel Narváez, ex-vice-diretor da extinta agência de inteligência DAS (Departamento Administrativo de Segurança), foi condenado em primeira instância a 30 anos de prisão, por homicídio qualificado. Esta é a segunda condenação pelo assassinato do jornalista Jaime Garzón Forero. Garzón foi morto por assassinos nas primeiras horas de 13 de agosto de 1999, quando dirigia seu veículo para a estação Radionet.
.................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.
Pesquisa e edição de Glei Soares (interino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog